O que é um grafo?
Grafo é uma abstracção matemática, mais genérica do que a árvore, que serve para descrever organizações e armazenar informação, e que se apresenta estruturada de forma complexa
Para que serve um grafo?
Os grafos são usados para simular sistema de redes.
Ex: Nas redes de transporte, podem ser usados para calcular custos associados aos percursos e determinar percursos óptimos.
Nas redes de comunicação podem ser usados para determinar percursos alternativos de encaminhamento de informação ou para verificar se o desligamento de parte da rede não impede o encaminhamento da informação, ou seja determinar a conectividade da rede.
Propriedades do Grafo
Um grafo é uma colecção de vértices ou nós que são os elementos que contêm informação que se pretende armazenar e de arestas que são os elementos que ligam os vértices.Um grafo tem pelo menos um vértice, mas pode não ter qualquer aresta.Cada aresta esta associada a um par de vértices, chamando-se esses vértices por vértices adjacentes.
Um conjunto de vértices ligados entre si e desligados dos restantes vértices chama-se por componente conexa. Um grafo diz-se conexo se só possuir uma componente conexa, senão diz-se que é um grado desconexo.
Um grafo diz-se nulo se possuir apenas vértices e diz-se completo quando entre cada par de vértices existe uma aresta. Um grafo com V vértices tem no máximo V*(V-1)/2 arestas, quando é um grafo completo.
Um caminho num grafo é uma lista de vértices, que os sucessivos vértices estão ligados por arestas. Os vértices e as arestas de um caminho podem não ser distintos, pelo que, ao contrário de um árvore, em que só pode existir mais de um caminho entre dois vértices. O número de arestas do caminho determina o seu comprimento.
Um caminho diz-se simples se não tiver arestas repetidas e diz-se elementar se todos os seus vértices forem distintos, Um circuito é um caminho que começa e acaba no mesmo vértice. Um circuito é simples se não possuir arestas repetidas e designa-se por ciclo se todos os seus vértices, com excepção inicial forem distintos. Assim sendo, um ciclo atravessa pelo menos três vértices distintos.